top of page

PULAR CORDA

Venha para o mundo de Pira na Corda!

 

Clique nas imagens abaixo e entenda mais sobre a relação do Pira na Corda com a atividade de pular corda. 

Screenshot_20210517-210115_Video Player-01_edited_edited_edited.jpg

ESTILO PIRA NA CORDA

Clique na imagem acima para entender o estilo de pular do Pira na Corda e porque eu pulo desta maneira.

IMG_4768.jpg

TRANSFORMAÇÃO

Clique na imagem acima para descobrir um pouco mais sobre como a corda me ajudou a transformar meu corpo e minha saúde geral.

Estilo Pira na Corda

Aqui no Pira na Corda nós pulamos corda como boxeadores. Isto porque queremos um treino eficiente e que dê resultados o mais rapidamente possível, tanto para quem quer emagrecer, quanto para quem quer melhorar o condicionamento físico aeróbico e anaeróbico. Não temos tempo a perder.

 

Para emagrecer, você precisa:

1. Pular por um tempo mínimo - não existe um tempo certo! Isso varia de acordo com cada pessoa e o condicionamento físico de cada um. O importante é dar o seu máximo e aumentar o tempo e/ou a intensidade a cada novo treino. Você tem que descobrir qual é o seu tempo ótimo. Eu ainda hoje vario os treinos, intercalando com cordas pesadas quando sinto que está muito fácil e que estou atingindo um platô.

2. Pular com velocidade e intensidade! Uma boa forma de melhorar seu condicionamento é fazer treinos intervalados de alta intensidade (HIIT), alternando entre o ritmo moderado (ou senão períodos de descanso) e ritmo intenso.

 

3. Ter consistência: Pule no mínimo 3 vezes por semana.

 

Muitas pessoas preocupam-se muito em aprender truques complexos (e que demandam muito tempo e inúmeras tentativas e erros para aprender) antes mesmo de adquirir resistência e/ou velocidade e até mesmo de pular de forma correta, dominando os fundamentos com perfeição.

 

É relativamente comum ver pessoas já com alguma habilidade para executar alguns desses truques, normalmente realizados em velocidade lenta ou, no máximo, moderada, mas que não conseguem pular sequer 5 minutos seguidos ou senão pular com maior intensidade e velocidade. E, em muitos casos, estas pessoas estão acima do peso que gostariam de ter, além de terem baixa capacidade cardiorrespiratória. Praticam truques complexos, mas seu coração e pulmões deixam a desejar!

 

Se seu objetivo é perder peso e/ou melhorar sua capacidade cardiorrespiratória e saúde geral, foque menos nos truques, e mais no atleticismo. Isso não significa que você precisa treinar por horas. Vinte a trinta minutos de treino intervalado de alta intensidade são suficientes para ganhar condicionamento físico e se manter magro e definido. Aprenda primeiro a dominar os fundamentos com perfeição e a ganhar resistência e velocidade e depois vá pegando os truques aos poucos.

 

Além disso, há truques e truques. Alguns são realmente úteis para gerar mais intensidade e/ou explosão, como double unders, criss-cross e agachamentos com a corda, enquanto outros pouco ou nada acrescentam ao seu condicionamento físico. Podem até ser legais, mas tais movimentos (a exemplo de releases/liberações da corda), por si só, não vão fazer você emagrecer nem melhorar seu condicionamento! Certamente são melhores do que simplesmente ficar sentado no sofá, mas existem outras maneiras mais eficientes de emagrecer e melhorar o condicionamento físico, como uma caminhada (vigorosa!) por exemplo. Lembrem-se: truques não são sinônimo de queima de calorias e bom condicionamento físico!

 

Não me entendam mal. Eu gosto de truques. Eu acho que eles tornam a atividade de pular corda mais lúdica e divertida, evitando cair na monotonia. Eu adoro dançar com a corda, dar passos para todas as direções (o que é excelente para melhorar o footwork) e mesclar truques distintos. Mas o melhor "truque" que você pode aprender é pular rápido e de forma intensa, e conseguir manter esse ritmo por mais tempo, com plena atenção aos fundamentos (não pule torto, de forma assimétrica, alto demais...). É isso, mais do que qualquer outra coisa, que traz mais resultados do ponto de vista cardiorrespiratório e libera neurotransmissores tais como endorfina, serotonina e dopamina, que lhe dão uma sensação de bem estar tal qual a que corredores costumam sentir. Eu te garanto, isso vai lhe trazer muito mais bem estar do que liberar a corda no ar! E é isso que emagrece, fortalece seu coração e melhora seu condicionamento geral.

 

Portanto, aqui no Pira na Corda o foco é o condicionamento físico , incluindo fortalecimento e definição muscular (e, de quebra, o emagrecimento para aqueles que estão acima do peso)! Aqui nós mesclamos nossos treinos de pular corda com cordas pesadas, tirando os melhores benefícios do treino de pular corda.

 

Pular corda é uma atividade divertida, mas é também um treino sério! Não à toa, atletas de inúmeras modalidades usam a corda como complemento de seus treinos, em especial lutadores, mas também jogadores de basquete, vôlei, tenistas, surfistas… A verdade é que a corda é uma mão na roda pra qualquer modalidade esportiva e vai dar um gás adicional no seu treino e servir como diferencial competitivo.

Os maiores benefícios do treinamento de pular corda podem ser alcançados quando você o usa para desenvolver e treinar seu sistema de energia aNaeróbia. Se seu objetivo é desenvolver velocidade, explosão e potência, é melhor treinar com atividades aNaeróbicas de alta intensidade, como eu também demonstro em meu curso de pular corda, do iniciante ao Ninja.

Se seu objetivo é apenas emagrecer, você deve pular numa zona de frequência cardíaca minimamente exigente para garantir a queima de calorias. Tudo isso é esmiuçado no meu curso, que contempla também o treinamento para iniciantes.

Se seu objetivo principal é rodopiar a corda no ar e fazer outros truques que pouco ou nada acrescentam ao condicionamento físico... bom, talvez você esteja no lugar errado. Tudo bem mesclar esses truques com um treino intenso e veloz, mas focar neles antes de obter condicionamento não me parece uma boa ideia. Aqui é Pira na Corda. Aqui é pra quem quer o coração e pulmão zerados! E músculos fortes e definidos.

Se quiser emagrecer e melhorar o condicionamento físico geral com esta ferramenta simples, porém poderosíssima, venha para o mundo de Pira na Corda! Clique aqui para adquirir já seu curso rumo ao nível Pira Ninja.​

Estilo Pira na Corda (2)

Transformação

IMG_4768.jpg

Eu faço esporte desde os 14 anos. Até então, eu era um adolescente obeso e totalmente sedentário que abusava de chocolates ruins e outras guloseimas. Desde então, eu pratiquei uma série de exercícios, incluindo natação, bike, boxe, corrida, musculação...

 

Aos 35 anos, no entanto, mesmo fazendo alguma atividade física, eu me vi novamente obeso, e começava a cair num ciclo de semi-sedentarismo e conformismo com meu corpo e saúde geral.

 

Nessa idade, é comum perdermos o pique e nos acomodarmos, e as transformações hormonais aliadas a uma agenda de trabalho movimentada e a bloqueios mentais que nós mesmos criamos, influenciados em grande parte por convenções socias, acabam por fazer que nos acostumemos com a ideia de que os anos de atividade física da juventude ficaram para o passado...

 

Contudo, ao ver minha foto com 35 anos compartilhada na rede interna do meu antigo trabalho, eu me dei conta de quanto eu havia relaxado com minha aparência (e saúde geral).

 

Nessa época, eu já sabia pular corda, mas não treinava com frequência. Resolvi tentar novamente, já que não tinha mais motivação e disciplina para sair de casa para correr (eu não gosto de correr em esteira), além do fato de que o impacto da corrida já começava a pesar mais nessa idade.

 

Comecei a pular corda em casa assim que chegava do trabalho. E também fazia flexões e batia num saco de boxe. Também me atentei mais para a minha dieta e tratei de me alimentar de forma mais saudável. Rapidamente, eu vi meu corpo ganhar novamente os contornos definidos e a pança sumir.

 

A corda é poderosa! Além de conveniente, ela queima calorias de uma forma impressionante. E sem os impactos da corrida. A cada dia, eu pulava de forma mais intensa, o que contribuiu também para melhorar meu condicionamento físico geral e meu bom humor. A intensidade dos treinos me fazia liberar neurotransmissores que proporcionavam uma sensação de bem-estar. Tornou-se um vício! Eu podia ficar meses sem correr e, quando decidia dar uma corrida num dia ensolarado, conseguia manter a mesma resistência de quando corria com frequência. 

 

Hoje eu pulo corda quase todos os dias e faço exercícios de calistenia. Essa é a base do meu treino. Não necessito de uma academia e equipamentos modernos. Hoje, prestes a completar 45 anos, estou em muito melhor forma física do que aos 35, como é possível ver na comparação de fotos acima. Se eu tivesse que depender de outros tipos de esporte, estou certo que não teria a mesma consistência. Além disso, eu ganho tempo com a corda. Basta eu pular de 20 a 30 minutos de forma intensa, o que costumo fazer em dias de agenda cheia, para eu me manter magro e com ótimo condicionamento físico. 

 

Eu ainda faço outros esportes vez ou outra, mas a corda é minha base. Não fosse ela, eu já teria jogado a toalha e me unido à maioria dos quarentões fora de forma que dizem não ter tempo para treinar.

 

A corda me tirou da inércia e não pretendo parar de usá-la. Meu objetivo aqui é que ela possa também ser tão útil para vocês quanto tem sido para mim. Hoje eu tenho certeza de que esta é a ferramenta mais conveniente e eficaz para perder peso e ganhar condicionamento num curto espaço de tempo, desde que usada com sabedoria. E quero compartilhar minha experiência com vocês, para que todos possam saber o quão viciante e eficaz é este exercício. Seremos um exército de Pira Ninjas, tomando as praças e parques deste país, ostentando nossa saúde e habilidade.

 

Eu ainda como chocolates, mas hoje não abuso da quantidade e me asseguro de que sejam realmente bons. E eu pulo corda. Pulo muito. Venha para o Pira na Corda! Se inscreva para receber nossas newsletters aqui e/ou adquira já o curso mais robusto de pular corda que você vai encontrar por aí!

Transformação 2
Contato/inscrição

FALE COMIGO

ENVIE UM EMAIL SE TIVER DÚVIDAS

Obrigado por se inscrever. Enviaremos nossas Newsletters com dicas úteis!

  • Preto Ícone YouTube
  • Instagram - Black Circle

©2023 Por Pira na Corda. Todos os direitos reservados.

bottom of page